quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Carros e Válvulas

Este blog anda bem leve, sem muito conteúdo automobilístico. Ontem um amigo que sabe que agora estou neste universo de carros me perguntou qual era a diferença entre carros de 8V e 16V. Minha primeira reação foi perguntar o que era V. E por aí vocês já tiram qual era o meu conhecimento do assunto...  Depois de descobrir que V eram Válvulas e não o sangue dos vampiros de True Blood (o que obviamente não fazia sentido) fui pesquisar qual era a diferença entre um carro com motor de 8 V e um de 16.

Para responder esta pergunta precisamos primeiro entender o que é uma válvula e pra que ela serve. De acordo com a Wikipédia"a valvula é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor. As válvulas do carro ficam localizadas em cilindro e costumeiramente cada cilindro tem quatro válvulas, duas de admissão e duas de escape. Assim carros com 8V são carros que tem 2 cilindros e carros com 16V tem 4 cilindros.

Ok, entendido isto qual é a diferença de mais cilindros no meu carro?  Basicamente carros com mais cilindros tem mais potência, e reagem melhor quanto estão em alta rotação (traduzindo velocidade alta). Então são melhores para quem gosta de pegar estrada, pois vão responder melhor quando você acelerar.

Então quanto mais válvulas melhor? Não! O de 8V é super recomendado para quem anda dentro da cidade, que para e anda o tempo todo e por isto o motor não atinge uma alta rotação. Na hora que estão parados em um sinal um carro de 8V e um de 16V o carrinho com menos válvulas vai sair primeiro. Para compensar se estão os dois na estrada o de 16V vai deixar o outro comendo poeira.

 Uma outra vantagem do motor de 8V é que a manutenção é mais simples e mais barata, por terem menos válvulas tem menos chances de dar problemas.

Um resuminho com uma comparação entre os dois que eu achei aqui:

Motores 8V tem: um comando, uma válvula para admissão e uma para escape, melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª.


Motores 16V tem: dois comandos, duas válvulas para admissão duas para escape (podendo haver variação na linha turbo), melhor rendimentos em velocidades finais, maior torque em altas rotações, manutenção mais prejudicada e relação de marchas menores até a 3ª e maiores até 5ª.

Para quem ainda tem dúvidas recomento este site que tem uma explicação bem mais técnica que a minha e uma lista de verdades e mitos sobre o assunto.

Também é legal ver esta matéria da quatro rodas que comparou dois carros do mesmo modelo, um com 8V e outro com 16V.

---

Podemos inaugurar um "Pati responde", o que acham? Mandem suas dúvidas que eu busco aprender e traduzir pra vocês em uma linguagem menos técnica.

3 comentários:

  1. Hahaha quem te viu, quem te ve!

    So ficou meio estranha essa relacao de numero de cilindros. Normalmente os motores 8V e 16V tem 4 cilindros, a diferenca eh que os 16V tem mais de uma valvula de entrada e escape.

    O meu eh 8V, 4 cilindros e tem 1 valvula de admissao e outra de escape. A maioria dos carros eh assim no brasil... a diferenca eh que os 16V sao multivalvula.

    Pergunta: Tem oleo da Shell com sangue de vampiro? Se tiver eu quero!!!

    ResponderExcluir
  2. ahahahha

    Sobre os cilindros você tem razão! Eu vi que carros Europeus em geral tem 4 válvulas por cilindro, mas no Brasil eles tem só 2 válvulas por cilindros. E o de 16 por isto tbm é chamado de multiválvula.

    E você não conhece o lubrificante com uma gota de V??? Potencia extra pro seu carro!! SUPER lubrificante!! E fora que a julgar pelo o que ocorre em true blood quando as pessoas tomam V, o seu carro vai virar o carro mais afrodisíaco da face da terra!

    ResponderExcluir
  3. Minha grande dúvida é: porque ainda não inventaram o teletransporte?

    ResponderExcluir