quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Carros e Marcas parte 3

Hoje teremos mais um post da série símbolos das marcas de carro. O que são? De onde vem? Tem algum significado oculto? O que aquele cavalinho está fazendo perdido ali? E o touro? Aquilo é um tigre???

 Lembrando que estou fazendo 5 marcas por vez e só as mais famosas. Posso depois se vocês quiserem fazer um post das marcas mais diferentes ou de alguma que tenham curiosidade e queiram saber o que significa. É só pedir nos comentários.

Relembrando que nos posts anteriores  aprendemos sobre os símbolos da Audi a Ferrari (o cavalo!!) e  da Fiat a Jaguar. Hoje vamos aprender o significado dos logos do Jeep,  Kia, Lamborghini, Mercedes-Benz e da Mitsubishi.

Eu achava que o símbolo do Jeep bem óbvio, é a marca escrita com o que parece a frente de um dos carros da marca. Mas quando fui pesquisar um pouco a historia achei curiosa. Sabiam que o nome da marca vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (“DGI, PI” = General Purpose, em Inglês = “Uso Geral”), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipos de uso.



Este é outro símbolo que eu achava que não tinha nenhum significado oculto. Depois descobri duas versões para o que significa a palavra KIA. A primeira diz que significa "Ascenção do Oriente" e que o simbolo oval representa o mundo. A outra diz que que Kia em coreano significa "acordar ou sair da Ásia para o mundo", isto porque “KI" significa sair ou acordar para o mundo, a letra “A" significa Ásia. Legal né? Mega pretensiosos...



E aí está o touro que eu falei lá em cima. Ele a aparece no símbolo dos esportivos italianos e é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touros, pelas quais era fanático. Tanto que os carros das marcas Diablo e Murciélago têm nomes de touros famosos.





O símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Fofo não?


No símbolo, um diamante de três pontas remete à resistência e preciosidade. Sua origem vem do nome da marca, que em japonês tem mitsu que significa três e bish, diamante.

2 comentários:

  1. Olá PATI,

    sou seu mais novo seguidor a 300 kms por hora!

    Quer que eu minta?

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desses posts sobre a origem e significados das marcas. Muito interessante a história da Mercedes-Benz.

    ResponderExcluir