quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Carros e Geração Y

Mais rápido e saudável!
Saiu um estudo da empresa norte americana Bloomberg que diz que a nova (minha) geração perdeu interesse em automóveis. Segundo eles no ano de 1983, 92% dos americanos entre 20 e 24 anos tinham carteira de motorista. Hoje, esse número não passa de 81%.

As justificativas que deram pra isto me parecem meio bobas como por exemplo a que diz que não querem dirigir porque atrapalha na hora de enviar mensagens de texto. Não compro estas justificativas. Como parte integrante da chamada Geração Y tenho outras teorias...

Eu tenho carteira mas não tenho carro próprio e honestamente não tinha nenhum interesse por automobilismo antes de começar a trabalhar com esta área. Porque disto? A maioria dos locais que eu frequento posso ir de metrô ou de bicicleta e quando realmente preciso de carro posso pegar o dos meus pais emprestado.

Alternativas ao uso do carro
Além do que carro é muito caro, os custos de seguro, manutenção, combustível, etc... Se colocar tudo isto na ponta do lápis pra mim não vale a pena. E acredito que isto deva valer pra boa parte da geração Y. Não porque somos bitolados que só sabemos mandar mensagens o tempo todo pelo celular, mais porque temos mais opções de meios de transporte e também uma maior consciência ambiental e preocupação com poluição e o futuro do planeta. Temas que não estavam em voga para a geração anterior a nossa.
Bicicleta! Um carro a menos!!

Importante lembrar que estou descrevendo com base na minha vivencia de mundo e de jeito nenhum acho que isto possa ser aplicado a toda geração X. Jovens que moram em locais com menores opções de transporte público por exemplo devem ter muito mais interesse em carros.



2 comentários:

  1. Adorei o post! de acordo!!
    1) nos grandes centros o transporte coletivo e mto facil
    2) bicicletas nos bairros que eu circulo sao mto acessiveis. Ando com muita frequencia a pelo menos 10 anos.
    3) nossa geracao e mesmo mais preocupada com as questoes ambientais
    4) a piora do transito nao incentiva o uso do carro.

    Falo isso pois tenho carteira, mas nao dirijo e nao pretendo ter carro tao cedo.

    Acho que carro pode ser bom qd se tem crianca pequena ou qd se mora na contra mao do trabalho, e mesmo assim, com ressalvas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, os fatos sociais nunca tem uma única explicação. Existe todo um conjunto de fatores que faz com que os jovens não tenham tanto interesse por automóveis.

    ResponderExcluir