terça-feira, 30 de outubro de 2012

Carros e Forum

Motor cortado ao meio!!
Acabei deixando o blog um pouco abandonado. O Fórum foi mega cansativo, muitas coisas e não deu para fazer uma cobertura ao vivo como eu estava planejando. Então agora faço um relatinho pra vocês de como foi e os principais pontos.

O fórum foi dividido em dois dias Automotivo e Mineração. E tinham palestras e um salão de exposições que foi de longe o que eu mais gostei. Trouxeram vários maquinários e equipamentos de forma que podíamos ver na prática como funciona um lubrificante e que ele realmente faz diferença.

O que mais me impressionou foi este motor que você vê na foto ao lado (clique pra ampliar). Ele é um motor de uma Mercedes-Benz com mais de 100.000 km rodados e parece novo! Eles cortaram o motor ao meio usando lasers para vermos que o uso do lubrificante correto (e trocando na regularidade prevista) faz toda a diferença.

Eu não consegui ver ferrugem ou qualquer defeito no motor. E não fui só eu que curti isto, todos os engenheiros que eu conversei perguntavam "Você já viu o motor cortado? Sabe a historia dele?".Tinham outros equipamentos neste salão de exposições, alguns que eu curti bastante também. Mas este é de longe o que merece mais destaque.
Conseguem me achar?

Fora isto as palestras foram interessantes, mas seguiram na mesma linha do que o Guilherme Perdigão, VP da Shell, já tinha dito no primeiro dia. Que a Shell é a empresa que mais investe em tecnologia no mundo, que temos um grande desafio energético pela frente, que até 2050 o número de carros deve aumentar em 1 bilhão e vamos ter que conseguir fornecer energia para eles e poluir menos.

Alias este foi um discurso bem comum lá, como diminuir as emissões de CO2 e alternativas energéticas. Segundo eles até 2050 2/3 da frota ainda vão ser de carros movidos a motores de combustão e o outro 1/3 de modelos alternativos (não necessariamente elétricos). Fiquei um pouco desapontada com esta noticia, achei que iriamos evoluir mais rápido. Mas parece que demora muito para conseguir que a mudança atinja o mundo todo e troque toda a frota, isto começa pela Europa e EUA e só depois que atinge América Latina e resto do mundo.

 Mas temos que lembrar que isto é uma estimativa. Quem sabe não surge uma energia limpa revolucionária no meio do caminho? Acho que não podemos deixar de ter esperança. E de qualquer forma já é um bom caminho uma das maiores companhias de petróleo estar investindo em pesquisas voltadas a produção de energia limpa. Isto obviamente não é porque eles são "bonzinhos" mais porque há uma preocupação ambiental e uma maior cobrança da população neste caminho. Espero que as outras empresas sintam esta cobrança e também busquem energia limpa e de fontes renováveis.


Um comentário:

  1. A questão é que não basta que as tecnologias limpas existam. Elas também precisam ser viáveis comercialmente.

    ResponderExcluir