quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Carros e forum de tecnologia shell - parte 1

Estou em São Paulo acompanhando o fórum de tecnologia Shell, hoje e amanhã vamos ter uma serie de posts sobre o evento. A primeira palestra foi de Guilherme Perdigão, VP Shell Lubrificantes - América latina, e ele falou basicamente sobre os desafios da Shell para os próximos anos.

Segundo ele com o aumento populacional e a melhora da qualidade de vida e mais pessoas tendo acessos aos bens de consumo ha uma expectativa que teremos mais um bilhão de carros nos próximos 50 anos será necessário o dobro de energia e metade do consumo de carbono. Um tremendo desafio!

Guilherme diz que este é o grande desafio da Shell. A empresa pretende atuar de maneira ativa para prover desenvolvimento de maneira sustentável com três bases: a energia tem que ser acessível, disponível e ser viável.

O palestrante disse que o mundo vai precisar de varias fontes alternativas de energia e mudar o comportamento de consumo energético, consumir de forma inteligente. Desta forma a Shell esta atualmente investindo em:

- biocombustíveis (como o bagaço de cana)
- eficiência energética, produção de combustíveis eficientes e lubrificantes que propiciam a redução do consumo de combustíveis (shell ultra reduz ate 1 tanque e meio por ano)
- investimento para ser a maior produção mundial de óleo básico grupo 3 ( para montadoras). Produzido a partir do gás. Tecnologia gtl ( gas to liquid)

"Este é o principal desafio da humanidade. Contribuir para o mundo, oferecer uma qualidade de vida melhor para os nossos filhos e nossos netos." Encerrou.

Um comentário: