quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Carros e Concessionárias

Infração Ética vender fora da sua área
Sabe quando você quer comprar um carro novo e nota que não importa onde você vá eles estão mais ou menos o mesmo preço? Eu (e toda a torcida do Flamengo e do Corinthians) já imaginávamos que se tratava de uma especie de cartel entre as montadoras. Agora veio esta matéria que diz que existe um "código de conduta" das redes de concessionárias que proíbe a venda de veículos pra pessoas que moram fora da "área de atuação" da concessionária.

Basicamente isto quer dizer que se você mora em uma cidadezinha que só tem uma concessionária mega cara o problema é seu, você não pode ir a uma outra cidade que  tem maior concorrência ou que está tendo uma promoção legal e comprar o seu carrinho mais barato.
Multa para a concessionária que não cumpre o acordo

De acordo com a matéria as concessionárias que vendem fora da sua área demarcada estão sujeitas a punições. As lojas podem pagar valores que variam entre 1% e 7,5% do preço do veículo vendido, ou até mais, já que não temos conhecimento das regras impostas aos concessionários em nível geral.

Na verdade, quem é punido nessa história é o consumidor, que tem de ficar preso às ofertas de somente uma loja ou grupo de concessionários. Sem ter para onde correr, ele terá de adquirir seu veículo ali mesmo, sem poder exercer o direito de pesquisar e comprar seu veículo onde bem quiser.

4 comentários:

  1. como assim?? Se eu for comprar carro em outro lugar eles vão simplesmente me recusar o carro e me mandar p outro lugar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia das grandes redes de concessionárias é que se vc for de uma cidadezinha do interior vão mandar vc comprar na loja daquela área... Um absurdo mesmo.

      Excluir
  2. Eu acho que eles combinam o preço, mas não tenho certeza se recusam clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se não recusam não mãe. Não sei até que ponto a multa não compromete a margem de lucro da concessionária. Fora a dor de cabeça... Uma das fotos que eu coloquei está a foto de uma multa aplicada. Um absurdo completo!

      Excluir