terça-feira, 17 de julho de 2012

Carros e Lubrificantes

Tava vendo o site da shell  e descobri que existem vários tipos de lubrificantes. Mas para veículos leves eles só tem duas linhas. Shell Helix e Shell Advance. Até aí fácil né? Só que não! Porque cada linha tem mil e uma subdivisões! Tipo a Shell Helix tem sete subitens (Ultra, Ultra E, HX7, HX6 Flex, HX5...). E aí que a coisa complica porque para quem não sabe nada como eu é fácil se perder. Cliquei na descrição, mas para ser sincera todos parecem muito iguais. "blablabla, melhora o desempenho do seu motor em X%, blablabla". E uma sopa de letrinhas e números que são de difícil entendimento para quem nunca se interessou por carros, tipo "lubrificante 100% sintético 5W-40".

Aí a gente percebe que é uma boa hora pra dar uma pausa, abrir uma nova aba e ir pra Wikipedia aprender um pouquinho de lubrificantes. Aprendo o básico: eles lubrificam, formando uma película protetora que evita o atrito entre os componentes do motor e assim prolonga a vida útil. Além disto eles podem ter aditivos que tem o objetivo de melhorar alguma característica especifica. Sabe aqueles bônus especiais que tinha em Mario Kart que podiam fazer o carro andar mais rápido, ficar indestrutível ou soltar bananas? A ideia dos aditivos é mais ou menos a mesma (só que não solta bananas...). É dar algum "poder especial" coisa especial pro lubrificante do seu carro tipo "anti-corrosivo", "anti-espumante", etc.

E a sopa de letrinhas o que é? A Sociedade dos engenheiros Automotivos dos Estados Unidos (SAE) classifica cada lubrificante  de acordo com um índice de viscosidade (mais ou menos grossinho) e eles são divididos em:

  • Lubrificantes de Verão: SAE 20, 30, 40, 50 e 60 (são só os numeros que indicam a viscosidade, quanto maior o número mais grossinho ele é)
  • Lubrificantes de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20 W, 25 W E 25W (o W é de Winter, inverno em inglês)
  • Óleos Multiviscosos (São de inverno E verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50 (é uma mistura da forma de contagem dos óleos de inverno com os do de verão)

Entendido isto a gente volta pra pagina da Shell e descobre que aquele lubrificante "5W-40" é um destes óleos curingas multiviscosos. Até aí tá tudo muito sem graça. O legal foi quando eu achei um vídeo de um carro transparente que a Shell fez só para podemos entender melhor como funciona o lubrificante Helix e como ele realmente protege o motor. Eu adorei o vídeo! Parece que o carro veio pro Brasil no salão do automóvel de 2010. Deve ter sido super legal poder ver ao vivo como funciona o lubrificante no carro. Nem que fosse só pra ver o líquido se espalhar pelo carro...



Por fim, uma sugestão para quem mesmo depois deste post continua sem entender muito de lubrificantes e sem saber qual é o modelo ideal para usar no seu carro. O site da Shell te ajuda a achar o lubrificante certo para o seu veículo. Você escolhe 1º o idioma, depois o tipo de veículo que você quer (no meu caso foi "automóveis"), aí escolhe a marca do carro (uma rápida busca no google porque não faço ideia da marca do meu carro; não, eu não entendo disto como já falei no 1º post...), escolhe o modelo do carro (celta) e voialá  descubro que meu lubrificante ideal é o Helix Ultra 5W-40. Bem fácil e prático. Recomendo!

Um comentário:

  1. Eu descobri que não preciso entender de lubrificantes, só preciso de um marido que entenda.

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