terça-feira, 24 de julho de 2012

Carros e Lubrificantes 2

Depois da  última postagem sobre lubrificantes eu já estava me sentindo a especialista. Mas descobri que na verdade o que postei aqui (e tinha aprendido) foi só o basicão mesmo. Desde então eu descobri que existe todo um universo desconhecido sobre lubrificantes  aprendi um montão de coisas que agora compartilho com vocês.


Algumas coisas são básicas que eu não sabia porque nunca precisei/ me interessei. Tipo quando você tem que trocar o óleo do seu motor? Minha resposta "quando meu pai diz que eu tenho", resposta certa "quando o manual mandar, cada carro tem uma recomendação diferente". 


Descobri também que quando você usa o carro na cidade, você tem que trocar antes do recomendado no manual porque você força mais o seu motor. O manual foi feito no mundo ideal onde os carros andam a uma velocidade constante, sem ter que ficar parando e andando de novo e por isto que quem usa na cidade (TODO MUNDO!) tem que trocar um pouco antes.


Além de trocar o óleo na data do manual a gente tem que ir completando ele porque o óleo diminui devido a queima na combustão. Como saber quando é pra completar? É quando a marquinha de óleo fica entre os dois tracinhos da vareta que colocam no motor pra verificar o nível do óleo. Se estiver abaixo do tracinho o motor sofre de falta de lubrificação e se tiver acima vai ter aumento de pressão e pode vazar óleo.

Que lubrificante escolher pro motor do meu carro? Já tinha falado no post anterior que o site da Shell diz o correto pro seu carro, mas você também pode achar esta informação no manual do seu carro. E o que descobri agora é que na dúvida você usa lubrificante sintético que é tipo um coringa que serve para qualquer tipo de carro. Além do sintético, existe o semissintético e o mineral. Mas o que é cada um deles e as suas diferenças fica para um próximo post.

2 comentários:

  1. Gostei do lubrificante do Game of Thrones e do modelo com cara de mau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Sean Bean!!!! Ele tava perfeito no papel de Ned Stark.

      Excluir