quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Carros e Marcas - parte 1

Que eu não sei muito de modelo de carro vocês já sabem, mais outra dificuldade minha, muito maior é identificar as marcas dos carros. Quem é o fabricante de cada carro? O que aquele simbolo representa? O que um cavalo , ou argolinhas tem haver com a montadora? Qual a história por trás daquilo?

Em função destas dúvidas hoje vamos para mais um post aula sobre marcas de carro. Escolhi só as mais famosas, elas estão organizadas por ordem alfabética. 

As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. Anos mais tarde a Auto Union passou a se chamar Audi AG. Hoje a Audi (que é dona da Lamborghini.) faz parte da Volkswagen.



Existe uma controvérsia quanto ao que significa o logo da BMW. A Bayerische Motoren Werke (fábrica de motores da Baviera) foi criada para fabricar motores de aviões mas após a 1ª guerra mundial, devido ao tratado de Versalhes foi proibida de construí-los e se dedicou a motos e carros. Por isto, até há pouco tempo a BMW dizia que o seu símbolo representava uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas agora a empresa alemã alterou a sua versão dizendo que o azul/branco são proveniente de uma antiga bandeira da Baviera.


Este é outro símbolo controverso. Para mim o logo da Chevrolet parece uma cruz  dourada. Mas segundo os sites de automóveis representa uma gravata borboleta (?!). A inspiração para a criação do Logo também varia da fonte. Uns dizem que ele copiou a ideia de um papel de parede de um hotel que ficou hospedado em Paris, outros que foi uma cópia do logotipo da Coalletes (marca de carvão). Existe ainda uma outra versão que o simbolo na verdade é uma cruz estilizada Suíça, em homenagem à terra natal dos pais de Chevrolet.



Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como " Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.




O cavalo preto empinado era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.Enzo adicionou o fundo amarelo porque era a cor símbolo de sua terra natal, Modena. O verde, branco e vermelho no topo do logo são da bandeira da Itália.







Resolvi que para o post não ficar gigante vou colocar 5 marcas por dia.  Nos próximos episódios veremos a historia do logo da Fiat, Ford, Peugeot...

3 comentários:

  1. Joinha! Tem que reconhecer na rua agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Sabe que este post só surgiu pq vc me desafiou aquele dia né?

      Excluir
  2. Babyliss Pro Titanium Flat Iron Flour for a - Titanium Art
    A popular item from this line of titanium ranger Tithi and titanium teeth dog Desserts. This item is titanium wedding bands very much inspired by classic recipes made titanium vs stainless steel apple watch in this  titanium chopsticks Rating: 4.5 · ‎4,586 votes

    ResponderExcluir