quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Carros e Pneus

Bicicleta com pneu que não fura!!
Um americano criou um Pneu que não fura! A ideia da empresa  Britek, quer substituir os pneus tradicionais por inovadoras rodas reforçadas com nanotubos de carbono e revestidas com borracha.

Como não são pneumáticas, essas rodas não furam e não precisam ter a pressão calibrada. Segundo a empresa, elas oferecem durabilidade e absorção de choques comparáveis às dos pneus comuns, e ainda permitem economizar combustível.

A base dessas rodas é uma tecnologia desenvolvida pelo inventor Brian Russell misturando nanotecnologia e materiais high tech. Ele a chama de Energy Return Wheel (algo como “roda que recupera energia”). A estrutura reforçada com nanotubos funciona como uma espécie de mola, absorvendo os choques.

Russell diz que esse tipo de roda oferece menos resistência ao avanço do veículo que os pneus comuns. Por isso o consumo de combustível é menor. Ele já construiu vários protótipos, como os que aparecem rodando numa bicicleta no vídeo abaixo. Agora, Russell busca empresas que queiram fabricar as rodas em larga escala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário