segunda-feira, 23 de julho de 2012

Carros e F1

Na primeira semana comecei este blog meio sem saber direito do que falar. A ideia era dividir meus recém adquiridos conhecimentos no mundo automotivo. Visitando os blogs e sites de carro me toquei que ainda não tinha falado de um tópico importantíssimo para quem é apaixonado por automobilismo: a corrida de Formula Um!

Não tinha falado ainda porque pra mim isto é uma corrida de carrinhos que passa em um horário obsceno. E meu conhecimento de F1 se resumia a quem chegasse 1º ganhava e que o Rubinho era muito ruim. Fora isto tinha vagas noções adquiridas jogando Mario Kart e vendo Speed Racer quando era criança...

Falo tinha porque agora aprendi algo! A começar pelo nome. Vocês sabiam que o nome oficial é "Formula Um", com o numero escrito por extenso e não "Formula 1" como é mais comum de se ver. O apelido carinhoso/preguiçoso é F1. Ela é regulamentada pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), que é uma especie de FIFA do automóvel.

É a FIA que define as regras da Fórmula Um, o que pode e o que não pode nos carros. E as regras são beeeeeeeeem mais complicadas do que eu pensava! Achava que era simplesmente o primeiro que cruzasse a linha de chegava ganhava. Mas tem muito mais coisas!

Começa com as bandeirinhas. No futebol se tem cartão amarelo e vermelho. Simples né? Na F1 exitem 11 bandeiras, cada uma com um significado próprio. Existe bandeira verde, vermelha, quadriculada, branca, amarela com listrinhas vermelhas... Para saber melhor o significado delas vale a pena ver o quadrinho que o Globo Esporte fez explicando.

Eles  tem regras pra aquelas barrinhas de metal (aerofólio)  que ficam penduradas na frente e atrás do carro. Eles tem que ser de determinados tamanhos e estar a uma distancia X do chão (mais detalhes tabela acima). Os motores também tem regulagem, tem que ser de X cilindros. Aparentemente estes itens variam de acordo com o humor da FIA. De ano pra ano ela discute as regras e decide o que pode e o que não pode (calvinball??)

Os Pneus dos carros obviamente também sofrem regulagem. Existem três tipos de pneus: pista seca, intermediaria e molhada. Até aí tranquilo. A sacada é que o piloto tem direito só a 7 trocas de pneus pra cada fim de semana de corrida. E ele perde tempo quando entra no box pra trocar os pneus. Então tem que escolher direitinho e pensar se vale a pena trocar os pneus por um outro modelo ou não....

Entendido tudo isto? Este é o basicão! Foi dada a largada, o 1º que cruzar a linha é o campeão daquela corrida. Mas quem ganha o campeonato é quem fizer mais pontos (e não necessariamente ganhar mais corridas). Funciona mais ou menos que nem o Brasileirão, que é por pontos corridos. Ganha pontos que chegar até o 10º lugar. A pontuação é a seguinte:


1º lugar = 25 pontos
2º lugar = 18 pontos
3º lugar = 15 pontos
4º lugar = 12 pontos
5º lugar = 10 pontos
6º lugar = 8 pontos
7º lugar = 6 pontos
8º lugar = 4 pontos
9º lugar = 2 pontos
10º lugar = 1 ponto

E já deu de F1 por hoje né?  Ainda faltou as equipes, pilotos, patrocinadores, fofocas, etc... Mas isto fica pra posts futuros. Prometo!



3 comentários:

  1. Eu só gosto de corrida de carros na ficção: Speed Racer, Corrida Maluca, Se meu fusca falasse, as reais são muito monótonas...

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  2. Muito bom! Escreveu bem, não ficou maçante.

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  3. Eu amo F-1, mas de uns dois anos pra cá não tenho mais acompanhado as corridas pq bani a tv da minha vida, então no máximo dou uma olhada na internet pra saber quem tá pela frente. F-1 é meu segundo futebol. Qq dia vou juntar dinheiro o suficiente pra ir ao autódromo qd tiver GP-Brasil...

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