sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Carros e Energia

Lembram quando eu falei do Fórum de tecnologia e que o grande desafio da Shell global era produzir um combustível mais limpo e que poluísse menos? Pois parece que não ficou só no campo das palavras. Hoje saiu um comercial com os principais pontos que tinham sido debatidos no Fórum e com a Shell se comprometendo a buscar soluções pros desafios energéticos. Curti a ideia. Seria bom se as outras companhias de petróleo assumissem o mesmo compromisso.

Segue o vídeo da Shell e o texto que o facebook institucional divulgou sobre o assunto.

A população mundial chegou a 7 bilhões e a previsão é de atingir 9 bilhões até 2050. Com o crescimento populacional, aumenta a demanda por água, alimento e energia. Superar este desafio será difícil e demandará participação de todos. Na Shell, buscamos ajudar a superar o desafio de energia, com um amplo mix de fontes
 de energia com baixos índices de emissão de carbono. Estamos produzindo combustíveus e lubrificantes mais eficientes e avançados. No Brasil, trabalhamos na produção de etanol, um biocombustível derivado de cana de açúcar. E também levamos mais gás natural a diferentes países do que qualquer outra empresa de energia. Quando usado para gerar energia elétrica, o gás natural emite quase metade do CO2 emitido pelo carvão. Vamos ampliar o mix global de energia. Vamos juntos. 



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Carros e Pneus

Bicicleta com pneu que não fura!!
Um americano criou um Pneu que não fura! A ideia da empresa  Britek, quer substituir os pneus tradicionais por inovadoras rodas reforçadas com nanotubos de carbono e revestidas com borracha.

Como não são pneumáticas, essas rodas não furam e não precisam ter a pressão calibrada. Segundo a empresa, elas oferecem durabilidade e absorção de choques comparáveis às dos pneus comuns, e ainda permitem economizar combustível.

A base dessas rodas é uma tecnologia desenvolvida pelo inventor Brian Russell misturando nanotecnologia e materiais high tech. Ele a chama de Energy Return Wheel (algo como “roda que recupera energia”). A estrutura reforçada com nanotubos funciona como uma espécie de mola, absorvendo os choques.

Russell diz que esse tipo de roda oferece menos resistência ao avanço do veículo que os pneus comuns. Por isso o consumo de combustível é menor. Ele já construiu vários protótipos, como os que aparecem rodando numa bicicleta no vídeo abaixo. Agora, Russell busca empresas que queiram fabricar as rodas em larga escala.


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Carros e bicicletas

Quem lê este blog com alguma regularidade sabe que sou super fã do uso da bicicleta como meio de transporte e não apenas como lazer. Hoje vi esta imagem no meu facebook que achei super bonitinha e resolvi compartilhar com vocês. É pela convivência pacífica de carros e bicicletas.

Muitas pessoas não sabem e costumam buzinar e criticar quando o ciclista anda na rua, mas pelo código de transito brasileiro este é o local de bicicletas se não existe ciclovias ou ciclofaixas. E os carros devem manter uma distancia de 1,5m quando forem ultrapassar a bicicleta e não passar tirando fininho como muitos (infelizmente) fazem....

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Carros e Praia

Feriadão chegando e eu mega ocupada. Tudo o que eu queria fazer era pegar meu 4x4 imaginário e fugir pra uma praia no meio do nada...