quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Carros e Halloween

Apaixonados por carros até na decoração de Halloweeen!


Feliz dia das Bruxas pra vocês!!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Carros e Forum

Motor cortado ao meio!!
Acabei deixando o blog um pouco abandonado. O Fórum foi mega cansativo, muitas coisas e não deu para fazer uma cobertura ao vivo como eu estava planejando. Então agora faço um relatinho pra vocês de como foi e os principais pontos.

O fórum foi dividido em dois dias Automotivo e Mineração. E tinham palestras e um salão de exposições que foi de longe o que eu mais gostei. Trouxeram vários maquinários e equipamentos de forma que podíamos ver na prática como funciona um lubrificante e que ele realmente faz diferença.

O que mais me impressionou foi este motor que você vê na foto ao lado (clique pra ampliar). Ele é um motor de uma Mercedes-Benz com mais de 100.000 km rodados e parece novo! Eles cortaram o motor ao meio usando lasers para vermos que o uso do lubrificante correto (e trocando na regularidade prevista) faz toda a diferença.

Eu não consegui ver ferrugem ou qualquer defeito no motor. E não fui só eu que curti isto, todos os engenheiros que eu conversei perguntavam "Você já viu o motor cortado? Sabe a historia dele?".Tinham outros equipamentos neste salão de exposições, alguns que eu curti bastante também. Mas este é de longe o que merece mais destaque.
Conseguem me achar?

Fora isto as palestras foram interessantes, mas seguiram na mesma linha do que o Guilherme Perdigão, VP da Shell, já tinha dito no primeiro dia. Que a Shell é a empresa que mais investe em tecnologia no mundo, que temos um grande desafio energético pela frente, que até 2050 o número de carros deve aumentar em 1 bilhão e vamos ter que conseguir fornecer energia para eles e poluir menos.

Alias este foi um discurso bem comum lá, como diminuir as emissões de CO2 e alternativas energéticas. Segundo eles até 2050 2/3 da frota ainda vão ser de carros movidos a motores de combustão e o outro 1/3 de modelos alternativos (não necessariamente elétricos). Fiquei um pouco desapontada com esta noticia, achei que iriamos evoluir mais rápido. Mas parece que demora muito para conseguir que a mudança atinja o mundo todo e troque toda a frota, isto começa pela Europa e EUA e só depois que atinge América Latina e resto do mundo.

 Mas temos que lembrar que isto é uma estimativa. Quem sabe não surge uma energia limpa revolucionária no meio do caminho? Acho que não podemos deixar de ter esperança. E de qualquer forma já é um bom caminho uma das maiores companhias de petróleo estar investindo em pesquisas voltadas a produção de energia limpa. Isto obviamente não é porque eles são "bonzinhos" mais porque há uma preocupação ambiental e uma maior cobrança da população neste caminho. Espero que as outras empresas sintam esta cobrança e também busquem energia limpa e de fontes renováveis.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Carros e forum de tecnologia shell - parte 1

Estou em São Paulo acompanhando o fórum de tecnologia Shell, hoje e amanhã vamos ter uma serie de posts sobre o evento. A primeira palestra foi de Guilherme Perdigão, VP Shell Lubrificantes - América latina, e ele falou basicamente sobre os desafios da Shell para os próximos anos.

Segundo ele com o aumento populacional e a melhora da qualidade de vida e mais pessoas tendo acessos aos bens de consumo ha uma expectativa que teremos mais um bilhão de carros nos próximos 50 anos será necessário o dobro de energia e metade do consumo de carbono. Um tremendo desafio!

Guilherme diz que este é o grande desafio da Shell. A empresa pretende atuar de maneira ativa para prover desenvolvimento de maneira sustentável com três bases: a energia tem que ser acessível, disponível e ser viável.

O palestrante disse que o mundo vai precisar de varias fontes alternativas de energia e mudar o comportamento de consumo energético, consumir de forma inteligente. Desta forma a Shell esta atualmente investindo em:

- biocombustíveis (como o bagaço de cana)
- eficiência energética, produção de combustíveis eficientes e lubrificantes que propiciam a redução do consumo de combustíveis (shell ultra reduz ate 1 tanque e meio por ano)
- investimento para ser a maior produção mundial de óleo básico grupo 3 ( para montadoras). Produzido a partir do gás. Tecnologia gtl ( gas to liquid)

"Este é o principal desafio da humanidade. Contribuir para o mundo, oferecer uma qualidade de vida melhor para os nossos filhos e nossos netos." Encerrou.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Carros e Barracas

Kombi -tenda!
Ontem postei uma cama com formato de Kombi e hoje eu vi que a Volkswagen licenciou uma barraca que imita a Kombi. Não podia deixar de publicar né?

 Ela tem 1,82 m de altura por 3,88 m de largura acomodando até 4 pessoas, com versões azul, vermelha e amarela. Com seu nome VW Camper Van Tent, está disponível aqui para pré-encomenda por cerca de R$ 800,00.

Segue vídeo de como se monta a barraca:




segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Carros e Camas

Fofíssima a cama Kombi
Começou o horário de verão e até eu me adaptar a ele passo o dia inteiro com sono e com saudades da minha caminha. Inspirada por Morfeu o post de hoje é esta cama/Kombi que veio parar no meu facebook (não sei a fonte) e compartilho aqui no blog. Achei a ideia bem legal e é uma decoração mega divertida e original para quarto de criança.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

JÚLIA!!

Hoje nasceu Júlia! Então ao invés de um post chato sobre carros vamos ter uma foto do meu primo babando minha linda sobrinha!


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Carros e Marcas parte 3

Hoje teremos mais um post da série símbolos das marcas de carro. O que são? De onde vem? Tem algum significado oculto? O que aquele cavalinho está fazendo perdido ali? E o touro? Aquilo é um tigre???

 Lembrando que estou fazendo 5 marcas por vez e só as mais famosas. Posso depois se vocês quiserem fazer um post das marcas mais diferentes ou de alguma que tenham curiosidade e queiram saber o que significa. É só pedir nos comentários.

Relembrando que nos posts anteriores  aprendemos sobre os símbolos da Audi a Ferrari (o cavalo!!) e  da Fiat a Jaguar. Hoje vamos aprender o significado dos logos do Jeep,  Kia, Lamborghini, Mercedes-Benz e da Mitsubishi.

Eu achava que o símbolo do Jeep bem óbvio, é a marca escrita com o que parece a frente de um dos carros da marca. Mas quando fui pesquisar um pouco a historia achei curiosa. Sabiam que o nome da marca vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (“DGI, PI” = General Purpose, em Inglês = “Uso Geral”), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipos de uso.



Este é outro símbolo que eu achava que não tinha nenhum significado oculto. Depois descobri duas versões para o que significa a palavra KIA. A primeira diz que significa "Ascenção do Oriente" e que o simbolo oval representa o mundo. A outra diz que que Kia em coreano significa "acordar ou sair da Ásia para o mundo", isto porque “KI" significa sair ou acordar para o mundo, a letra “A" significa Ásia. Legal né? Mega pretensiosos...



E aí está o touro que eu falei lá em cima. Ele a aparece no símbolo dos esportivos italianos e é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touros, pelas quais era fanático. Tanto que os carros das marcas Diablo e Murciélago têm nomes de touros famosos.





O símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Fofo não?


No símbolo, um diamante de três pontas remete à resistência e preciosidade. Sua origem vem do nome da marca, que em japonês tem mitsu que significa três e bish, diamante.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Carros e Concessionárias

Infração Ética vender fora da sua área
Sabe quando você quer comprar um carro novo e nota que não importa onde você vá eles estão mais ou menos o mesmo preço? Eu (e toda a torcida do Flamengo e do Corinthians) já imaginávamos que se tratava de uma especie de cartel entre as montadoras. Agora veio esta matéria que diz que existe um "código de conduta" das redes de concessionárias que proíbe a venda de veículos pra pessoas que moram fora da "área de atuação" da concessionária.

Basicamente isto quer dizer que se você mora em uma cidadezinha que só tem uma concessionária mega cara o problema é seu, você não pode ir a uma outra cidade que  tem maior concorrência ou que está tendo uma promoção legal e comprar o seu carrinho mais barato.
Multa para a concessionária que não cumpre o acordo

De acordo com a matéria as concessionárias que vendem fora da sua área demarcada estão sujeitas a punições. As lojas podem pagar valores que variam entre 1% e 7,5% do preço do veículo vendido, ou até mais, já que não temos conhecimento das regras impostas aos concessionários em nível geral.

Na verdade, quem é punido nessa história é o consumidor, que tem de ficar preso às ofertas de somente uma loja ou grupo de concessionários. Sem ter para onde correr, ele terá de adquirir seu veículo ali mesmo, sem poder exercer o direito de pesquisar e comprar seu veículo onde bem quiser.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Quadriciclos e Jetskis

Veículo ideal para as "águas de Março"
Verão chegando e com ele aquelas chuvinhas chatas que a gente já conhece que alagam tudo e você fica preso  em algum local sem poder passar pela enorme poça. Eu já fiquei ilhada mais de uma vez na UERJ, de ter que voltar pra casa de madrugada porque não dava pra sair...

Pensando nisto (ou não...) A Gibbs Sports Amphibians acaba de criar o Gibbs Quadski, que é uma mistura de um quadriciclo com um Jet Ski e anda tanto na terra quanto na água.

Ele usa um motor de motocicleta feito pela BMW.Para entrar na água: basta acelerar para o Quadski mergulhar e apertar um botão para recolher as rodas. Sua condução é idêntica a de um jet ski e ele vai até os 64 km/h. Para voltar à superfície, o condutor precisa acionar o mecanismo que “baixa” as rodas quando atinge a profundidade mínima de 61 centímetros.

O início da produção em série agendada para outubro e a empresa neozelandesa espera vender mil unidades em seu primeiro ano de comercialização. O preço de uma motinho aquática é de  40 mil dólares…

Mais detalhes no vídeo abaixo:


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Carro e Vídeo Game

Eu quero um destes presente de dia das crianças!
Amanhã é dia das crianças, então para comemorar o que acham de um carro com tecnologia tirada dos Vídeo Games? A Toyota apresentou um novo carro-conceito no Japão (tinha de ser né?) que utiliza os sensores do Kinect.

O carro foi batizado de Smart Insect porque suas portas que abrem para cima e lembram as assas de um inseto. Mas segundo a Toyota INSECT também é a sigla de Information Network Social Electric City Transporter (algo como “transporte elétrico urbano da rede social de informação”).

E como o Kinect é utilizado no carro? Basicamente ele permite que o Smart reconheça o seu dono! Através da detecção de movimentos ele  reconhece o dono por face e formato do corpo. Graças ao acessório, o Smart Insect também consegue prever o comportamento do motorista por seu movimentos próximo ao carro, identificando quando é o caso de abrir a porta, por exemplo. Ele dá até boas vindas ao condutor assim que ele se aproxima do veículo e é identificado.

Carro do futuro? Volante parece com Joystick de vídeo game 
Já imaginou que charme? Ter um carro que te dá boas vindas? E você pode falar com ele que ele obedece! O Kinect oferece reconhecimento de voz, pelo qual o motorista pode indicar uma série de comandos.

Além disto ele é inteiramente elétrico e conta com uma tela de 10 polegadas, que fica próxima ao painel, pela qual é possível ter informações do carro e configurar seu funcionamento. Conectado, ele oferece serviços de entretenimento e navegação com o Smart Center da Toyota. Há também opção para gerenciamento de energia do carro, ajuste de ar condicionado e travamento de portas por comandos de um aplicativo de smartphone.

Agora a parte triste, ele foi apresentado como carro-conceito e é possível que o Smart Insect, não seja produzido em larga escala. O objetivo, nesse caso, é apresentar inovações e colher impressões e opiniões sobre possíveis avanços tecnológicos que podem ser colocados em carros. Sendo assim, não há data para ver o Smart Insect e seus Kinects andando por aí.  =/


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carro Elétrico e Volta ao mundo

Carrinho elétrico fofo rodou o mundo
Hoje estava lendo os blogs de novidades automotivas e vi que uma dupla de franceses deu a volta ao mundo em um carro elétrico! Eles levaram oito meses e a maior dificuldade deles era conseguir convencer os moradores a emprestar uma tomada para carregarem o carro. 

Já imaginou? Alguém batendo na sua porta e falando "Oi, com licença você pode emprestar uma tomada para eu recarregar o meu carro?",  complicado né?

Xavier Degon, de 27 anos e Antonin Guy, de 28, levaram um CitroenC-Zéro, para esta aventura. Com o carro eles rodaram 26,365 km e passaram por 17 países. Foram necessárias 300 recargas e cada uma fazia o pequeno carro rodar 96 km.

Eu ia me amarrar fazer algo deste tipo! Alguém se anima???

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Carros e Bicicletas - Itália e Brasil

Evolução
Lembram que eu falei que a Geração Y era a que menos se interessava por carros? Agora saiu uma pesquisa italiana que diz que pela primeira vez desde a 2ª guerra mundial o número de italianos que compram bicicletas superou o de carros. No Brasil ainda não chegamos lá, mas tenho fé que um dia chegaremos.

Eu adoro andar de bicicleta sou a feliz proprietária da Caloi Ceci da foto aí de baixo e já fiz um post com dicas de como andar de bicicleta no Rio e um de São Paulo. Eu sei que este é um blog de "carros e etc" mas eu acredito na coexistência pacífica de carros e bikes.

Eu e minha caloi
 Acho que deveríamos pensar no sistema de transporte complementar. Bicicleta para pequenas distancias, metro como transporte de massa para grandes distancias e ônibus e carros como complementares a esta rede.

Não acho correto a forma que se pensa o sistema de transporte brasileiro em que a base é o carro. Carro não é transporte de massa (bicicleta também não) e ainda polui. Acho que devemos começar a repensar e a discutir estes assuntos para só assim podermos algum dia mudar isto.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Carros e cadeirantes


Outro dia vi uma foto no meu facebook deste carrinho fofinho aí do lado e fui procurar saber mais sobre ele. Descobri que se chama Kenguru Car e é um carro elétrico, especial para cadeirantes, projetado pela empresa Hungara Rehab Ltdda.

Interior do Kenguru
Ele é muito legal e todo pensado para o cadeirante ter o máximo de mobilidade possível. Se entra pela parte de trás do carro, que só cabe uma pessoa, e ao abrir a porta se aciona automaticamente uma rampinha que permite o acesso do condutor.  A cadeira de rodas fica encaixada e em posição adequada para operar os comandos do carro. Quando a chave é colocada na ignição a rampa é recolhida automaticamente e a porta traseira fecha e trava. O veículo não inicia o seu deslocamento, enquanto a cadeira não estiver na posição correta e com a porta devidamente travada.

Eles dizem no site que o carro pode entrar no metro!!

Por enquanto esta empresa só vende na Inglaterra, mas eu super apoio a comercialização dele no Brasil.

Vídeo abaixo do funcionamento dele.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Carro e Motorista Novato Russia

Mantenha distancia!
Hoje temos outro vídeo da série "só acontece na Russia". Lembram do aviso "atenção recém habilitada por favor tenham calma" que uma paulista colocou no carro dela? Na Russia este aviso é obrigatório para os novos motoristas e é esta plaquinha amarela com um "!" nela (foto ao lado).

 Agora depois de ver o vídeo abaixo acho que esta plaquinha em russo significa PERIGO MANTENHA DISTANCIA!



Que avisos vocês colocariam neste carro?

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Carros e Marcas - parte 2

Continuando o post do significado dos logotipos das marcas de carros mais famosas. Segue a explicação dos logos da Fiat, Ford, Honda, Hyundai e da Jaguar

O logo da Fiat que todo mundo conhecia era azulzinho, mas em 2007 a Fiat resolveu virar vermelha. O motivo disto? Demonstrar apoio ao Flamengo. Esta era a cor do logo entre 1931 e 1968 (veja todas as logos da Fiat aqui). E Fiat é a sigla de  Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.






O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.



A marca leva o nome em memória ao seu criador Soichiro Honda.





Eu sempre misturo o H da Honda com o da Hyundai. Mas agora vamos aprender a diferenciar! No logótipo da marca Coreana o "H" encontra-se relativamente inclinado para a direita, simbolizando um caminho para o futuro.




Em 1922, William Lyons e William Walmsley fundaram a Jaguar, inicialmente chamada de Swallow Sidecar Company, a empresa que colocava suas carrocerias nos chassis de outros fabricantes. Em 1931 a Swallow Sidecar Company lança os primeiros modelos construídos totalmente por ela, o SS I e SS II. Apenas em 1945 seu nome é alterado para Jaguar, com o lançamento do carro, o SS Jaguar 2500 em 1935. Houve a necessidade de tirar o SS do nome, pois os alemães usavam durante a II Guerra Mundial.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Carros e Geração Y

Mais rápido e saudável!
Saiu um estudo da empresa norte americana Bloomberg que diz que a nova (minha) geração perdeu interesse em automóveis. Segundo eles no ano de 1983, 92% dos americanos entre 20 e 24 anos tinham carteira de motorista. Hoje, esse número não passa de 81%.

As justificativas que deram pra isto me parecem meio bobas como por exemplo a que diz que não querem dirigir porque atrapalha na hora de enviar mensagens de texto. Não compro estas justificativas. Como parte integrante da chamada Geração Y tenho outras teorias...

Eu tenho carteira mas não tenho carro próprio e honestamente não tinha nenhum interesse por automobilismo antes de começar a trabalhar com esta área. Porque disto? A maioria dos locais que eu frequento posso ir de metrô ou de bicicleta e quando realmente preciso de carro posso pegar o dos meus pais emprestado.

Alternativas ao uso do carro
Além do que carro é muito caro, os custos de seguro, manutenção, combustível, etc... Se colocar tudo isto na ponta do lápis pra mim não vale a pena. E acredito que isto deva valer pra boa parte da geração Y. Não porque somos bitolados que só sabemos mandar mensagens o tempo todo pelo celular, mais porque temos mais opções de meios de transporte e também uma maior consciência ambiental e preocupação com poluição e o futuro do planeta. Temas que não estavam em voga para a geração anterior a nossa.
Bicicleta! Um carro a menos!!

Importante lembrar que estou descrevendo com base na minha vivencia de mundo e de jeito nenhum acho que isto possa ser aplicado a toda geração X. Jovens que moram em locais com menores opções de transporte público por exemplo devem ter muito mais interesse em carros.



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Moto e Homem de Ferro

 
Moto do Homem de Ferro! (Clica na foto que ela fica maior)
Depois das roupas para motoqueiros nerds  e da Moto de Star Wars, agora segue mais uma moto pra entrar na listinha de sonho de consumo nerd. É a moto do homem de Ferro!!! Com direito ao logo bonitinho das "Stark Industries".

Eu vi esta imagem no meu facebook, até procurei a fonte e quem é que fez mais não consegui achar. Mas como é muito legal resolvi compartilhar assim mesmo!

 Se vocês tiverem mais informações sobre a moto por favor escrevam nos comentários que eu atualizo aqui.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Carro e Feno

Da sessão vídeos bizarros vindos da Rússia. Este vídeo é de um carro transportando uma pilha de feno. Mas não é uma pilhazinha qualquer. É um monte surreal de feno que cobre  toda a visão do motorista e todo o carro que se transforma em um ninho gigante móvel. Como alguém consegue dirigir pra mim é um grande mistério. Talvez o vídeo seja uma prova daquele velho ditado que Deus protege os bêbados e os loucos. É provável que o motorista do sedã branco abaixo se enquadre em ao menos uma destas categorias...