terça-feira, 31 de julho de 2012

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Carros e Crianças

Reza a lenda que quando o meu irmão nasceu minha avó apareceu na maternidade com um carrinho rosa de pedal  (como este ao lado) e aparentemente eu gostei muito mais de ganhar um carrinho do que um irmão (aquela coisinha que só sabia chorar).  Parece que eu só reparei na existência do Marquinhos meses depois quando o carro quebrou. Este foi o meu primeiro carro. Tinha só 1 ano e meio e o que sobrou dele foram só as histórias.

Desde então estes carrinhos para criança evoluíram enormemente e agora tem uma ampla gama de modelos e ganharam um apoio para os pais poderem empurrar o carrinho sem ficarem com dores nas costas. O que eu achei mais legal dos carrinhos de hoje em dia  é que fazem versões dos carros dos adultos só que pra criança. Tem coisa mais legal que a criança poder dirigir um carro "igual ao do papai"? Eu fiquei babando pelo Mustang aí do lado...

Só que agora estes carrinhos estão no centro de uma polêmica. Isto poque uma ONG sem nada mais interessante pra fazer  resolveu reclamar que isto é propaganda infantil. Que na verdade as empresas estão querendo conquistar a mente dos consumidores mirins desde agora para que quando eles crescerem serem fieis a marca .

 Para esta ONG o fato deste menininho fofo da foto aí do lado estar dirigindo um Uno verde fosforescente vai fazer ele gostar deste carro quando for um adulto e que a grande e má Fiat está desde já influenciando a mente de pobres crianças indefesas. Segundo a Fiat o objetivo deles é outro bem mais simples. Fazer as crianças gostarem da marca porque os executivos da empresa acham que os pequenos influenciam os pais na hora da compra. Simples assim.

Eu acho esta polemica toda muito boba! É um carro para crianças bem pequenas. O que eu lembro do meu é unicamente o que me contam. Partindo do princípio da ONG se eu tivesse ganhado o carrinho da Ferrari aí do lado hoje em dia eu seria uma Expert em fórmula 1. Mas como vovó me deu o carrinho rosa eu estou condenada a ter uma queda enorme por carros desta cor... #NOT


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Carros e pilotos do Moto GP

Hoje é dia do Motociclista. Pensei em fazer um post explicativo sobre o Moto GP, como funciona a corrida, as regras, etc. Mas é o dia do motociclista e não MotoGP! E além disto o post de 6ª é especial, dura o final de semana inteiro então eu quis caprichar e fazer algo que sei que as meninas vão gostar... Elegi os 10 pilotos mais bonitos do Moto GP. Segue abaixo a minha lista e um pouquinho sobre cada um dos eleitos.


  1. Nick Hyden  o charmoso americano tem 31 anos e é piloto da Ducati e foi campeão do Moto GP em 2006.





2. Dani Pedrosa o espanhol Daniel Pedrosa Ramal tem  27 anos, já ganhou 3 títulos e é piloto da  Repsol Honda Team











3. Randy de Puniet é francês, tem 31 anos e ainda não ganhou nenhum título. Ele corre pela LCR







4.  Danilo Petrucci com este nome só podia ser italiano né? Tem só 21 aninhos e corre pela Ioda Racing










5. Ben Spies é o segundo americano da nossa lista, ele tem 28 anos e corre pela Yamaha



6. Álvaro Bautista é o nosso segundo espanhol. Ele tem 28 anos, já ganhou um título e é da Master - MVA Aspar










7.  Cal Crutchlow o cara de sobrenome impronunciável é britânico, tem 27 anos e é piloto da Yamaha












8.  Karek Abraham é tcheco tem 22 anos e cara de ainda menos e corre pela Cardion AB Motoracing













9.  Hector Barbera é o nosso terceiro espanhol. Nasceu em Valencia, tem 25 anos e disputa pela Pramac




10. Stefan Bradl fechando a lista um alemão. Tem 23 aninhos, já ganhou um título e corre pela Honda.



E aí? O que acharam da lista? Concordam? Faltou alguém? Acham que a ordem está certa? Qual é o piloto que vocês mais gostaram?

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Carros e desenhos animados

Perambulando por blogs de corrida descobri que a McLaren (uma das equipes de F1) transformou os seus pilotos Jenson Button e Lewis Hamilton em personagens de desenho animado!!! Quando vi isto obviamente ela se transformou em uma das minhas equipes favoritas! 

Achei o desenho uma ideia fantástica da McLaren, assim eles conquistam o público infantil e também aqueles que não crescem nunca....  Eu assumo que tenho uma queda enorme por desenhos animados.

E o desenho não é só uma propaganda da McLaren como seria de se imaginar, mas é divertidinho, me peguei rindo em vários momentos. É legal também que dá pra ver que mesmo sendo da mesma equipe e supostamente amigos existe uma enorme rivalidade enorme entre os pilotos. 

E não tenho ideia de como anda a McLaren e seus pilotos (fico devendo pra um próximo post). Mas depois de assistir estes miniwebisódios eu definitivamente virei fã do Lewis Hamilton ! Acho que eu faria exatamente as coisas que ele fez!! 

Enfim, eu super recomendo que vocês assistam

p.s. Minha outra equipe favorita é a Ferrari só pq é vermelhinha...

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Carros e travesseiros

 Hoje estou sem tempo para fazer um post grande e explicadinho. Então vamos um post mais tranquilinho. A sugestão de hoje é colocar em teste as habilidades manuais e fazer o travessseirinho fofo de carrinho aí do lado. Perfeito para te levar ao reino de Morfeu. O passo-a-passo (em inglês) está aqui.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Carros e Lubrificantes 2

Depois da  última postagem sobre lubrificantes eu já estava me sentindo a especialista. Mas descobri que na verdade o que postei aqui (e tinha aprendido) foi só o basicão mesmo. Desde então eu descobri que existe todo um universo desconhecido sobre lubrificantes  aprendi um montão de coisas que agora compartilho com vocês.


Algumas coisas são básicas que eu não sabia porque nunca precisei/ me interessei. Tipo quando você tem que trocar o óleo do seu motor? Minha resposta "quando meu pai diz que eu tenho", resposta certa "quando o manual mandar, cada carro tem uma recomendação diferente". 


Descobri também que quando você usa o carro na cidade, você tem que trocar antes do recomendado no manual porque você força mais o seu motor. O manual foi feito no mundo ideal onde os carros andam a uma velocidade constante, sem ter que ficar parando e andando de novo e por isto que quem usa na cidade (TODO MUNDO!) tem que trocar um pouco antes.


Além de trocar o óleo na data do manual a gente tem que ir completando ele porque o óleo diminui devido a queima na combustão. Como saber quando é pra completar? É quando a marquinha de óleo fica entre os dois tracinhos da vareta que colocam no motor pra verificar o nível do óleo. Se estiver abaixo do tracinho o motor sofre de falta de lubrificação e se tiver acima vai ter aumento de pressão e pode vazar óleo.

Que lubrificante escolher pro motor do meu carro? Já tinha falado no post anterior que o site da Shell diz o correto pro seu carro, mas você também pode achar esta informação no manual do seu carro. E o que descobri agora é que na dúvida você usa lubrificante sintético que é tipo um coringa que serve para qualquer tipo de carro. Além do sintético, existe o semissintético e o mineral. Mas o que é cada um deles e as suas diferenças fica para um próximo post.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Carros e F1

Na primeira semana comecei este blog meio sem saber direito do que falar. A ideia era dividir meus recém adquiridos conhecimentos no mundo automotivo. Visitando os blogs e sites de carro me toquei que ainda não tinha falado de um tópico importantíssimo para quem é apaixonado por automobilismo: a corrida de Formula Um!

Não tinha falado ainda porque pra mim isto é uma corrida de carrinhos que passa em um horário obsceno. E meu conhecimento de F1 se resumia a quem chegasse 1º ganhava e que o Rubinho era muito ruim. Fora isto tinha vagas noções adquiridas jogando Mario Kart e vendo Speed Racer quando era criança...

Falo tinha porque agora aprendi algo! A começar pelo nome. Vocês sabiam que o nome oficial é "Formula Um", com o numero escrito por extenso e não "Formula 1" como é mais comum de se ver. O apelido carinhoso/preguiçoso é F1. Ela é regulamentada pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), que é uma especie de FIFA do automóvel.

É a FIA que define as regras da Fórmula Um, o que pode e o que não pode nos carros. E as regras são beeeeeeeeem mais complicadas do que eu pensava! Achava que era simplesmente o primeiro que cruzasse a linha de chegava ganhava. Mas tem muito mais coisas!

Começa com as bandeirinhas. No futebol se tem cartão amarelo e vermelho. Simples né? Na F1 exitem 11 bandeiras, cada uma com um significado próprio. Existe bandeira verde, vermelha, quadriculada, branca, amarela com listrinhas vermelhas... Para saber melhor o significado delas vale a pena ver o quadrinho que o Globo Esporte fez explicando.

Eles  tem regras pra aquelas barrinhas de metal (aerofólio)  que ficam penduradas na frente e atrás do carro. Eles tem que ser de determinados tamanhos e estar a uma distancia X do chão (mais detalhes tabela acima). Os motores também tem regulagem, tem que ser de X cilindros. Aparentemente estes itens variam de acordo com o humor da FIA. De ano pra ano ela discute as regras e decide o que pode e o que não pode (calvinball??)

Os Pneus dos carros obviamente também sofrem regulagem. Existem três tipos de pneus: pista seca, intermediaria e molhada. Até aí tranquilo. A sacada é que o piloto tem direito só a 7 trocas de pneus pra cada fim de semana de corrida. E ele perde tempo quando entra no box pra trocar os pneus. Então tem que escolher direitinho e pensar se vale a pena trocar os pneus por um outro modelo ou não....

Entendido tudo isto? Este é o basicão! Foi dada a largada, o 1º que cruzar a linha é o campeão daquela corrida. Mas quem ganha o campeonato é quem fizer mais pontos (e não necessariamente ganhar mais corridas). Funciona mais ou menos que nem o Brasileirão, que é por pontos corridos. Ganha pontos que chegar até o 10º lugar. A pontuação é a seguinte:


1º lugar = 25 pontos
2º lugar = 18 pontos
3º lugar = 15 pontos
4º lugar = 12 pontos
5º lugar = 10 pontos
6º lugar = 8 pontos
7º lugar = 6 pontos
8º lugar = 4 pontos
9º lugar = 2 pontos
10º lugar = 1 ponto

E já deu de F1 por hoje né?  Ainda faltou as equipes, pilotos, patrocinadores, fofocas, etc... Mas isto fica pra posts futuros. Prometo!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Carros e Bicicletas Rio

No post de ontem falamos da situação dos ciclistas paulistas. Hoje vamos falar dos ciclistas cariocas. No Rio de Janeiro a situação não é muito diferente da de São Paulo. Temos a maior rede de ciclovias do Brasil, mas para compensar os ciclistas cariocas sofrem com a total falta de respeito dos motoristas e descaso do poder público.

Temos muitas ciclovias, mas a maioria concentrada da orla. Fora que é extremamente comum achar carros parados em cima da ciclovia. Terça-feira eu vi um ciclista batendo em um carro que parou na ciclovia do arpoador. Carro que alias estava seguindo o mal exemplo dado pelos órgãos públicos, já que foi nesta mesma ciclovia que o carro da lei seca que apreendeu a bicicleta elétrica parou.

A única vantagem que eu vejo no Rio é que os ciclistas cariocas estão bem organizados, lutam e se ajudam por condições melhores. Para o problema dos carros parados na ciclovia eles criaram um blog chamado "Sai da ciclovia" onde postam fotos (como a do lado) denunciando quem comete a irregularidade.

Além deste blog tem a ONG transporte ativo que faz um trabalho exemplar na luta pelos direitos dos ciclistas cariocas. No site deles é possível achar dois aplicativos que ajudam muito a vida dos ciclistas. Um foi inclusive premiado pela prefeitura do Rio que é o "Rio de Bicicleta" que reúne de forma simples diversas informações úteis para o ciclista carioca, como localização das ciclovias, bicicletários, vestiários com chuveiros (vocês sabiam que existe um na cinelândia?), pontos de aluguel, oficinas, entre outros.

O outro aplicativo é o código de transito brasileiro com os direitos e deveres (sim deveres) dos ciclistas. Este é um que eu acho que todo mundo que ir além das ciclovias na praia nos finais de semana e resolve pedalar entre os carros nas ruas da cidade deveria ler. Existem equipamentos e regras de segurança que muitas vezes não são seguidas pelo ciclista por desconhecimento.

Para ajudar este povo que quer se aventurar a pedalar pelo Rio, ir de bicicleta pro trabalho, mas ainda está um pouco inseguro tem o Bike Anjo, são ciclistas experientes e apaixonados pelo seu meio de transporte que ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta na cidade com mais segurança. Eles são um serviço gratuito e ajudam a definir as melhores rotas, dão dicas de segurança e ainda ensinam a fazer manutenção da sua bicicleta.

Incentivos para andar de bicicleta no Rio não faltam (olha a vista!), o que falta é investimento do governo em mais ciclovias (elas ainda ficam concentradas na orla) e muito mais respeito dos motoristas de carros. Mas acredito que estamos caminhando na direção certa. Cada vez mais vejo pessoas usando a bicicleta como meio de transporte. Espero que o uso da bike continue aumentando, pois é um meio de transporte limpo e muito eficiente para pequenas distancias.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Carros e Bicicletas SP

Bicicletas estão cada vez mais na moda e populares. Mas existe um certo questionamento se elas podem ser usadas como meios de transporte ou se bicicletas no Brasil são só para diversão. Tipo pedalar na orla da praia nos finais de semana. A polêmica da vez surgiu com uma matéria publicada no diário Oficial de São Paulo chamada "Mais ciclistas, mais acidentes" em que desaconselha o uso de bicicletas na cidade. 


Eles entrevistam o chefe do grupo de trauma ortopédico Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC), Jorge dos Santos Silva, que diz não recomendar o uso das bicicletas no trânsito por causa do alto número de acidentes. Segundo a matéria nove ciclistas são internados a cada dia em hospitais públicos do estado de São Paulo devido a acidentes de trânsito e pelo menos um ciclista internado morre por dia.

Ciclistas estão sofrendo acidentes e o qual é a solução adotada pelo governo? A solução para isto não é educar os motoristas e os ciclistas, construir mais ciclovias, vias compartilhadas, etc. Não! A solução é simplesmente mandar as pessoas pararem de andar de bicicleta. Vamos culpar as vítimas porque é mais divertido! Você foi atropelado? Culpa sua que resolveu andar de bicicleta em uma cidade grande!

O transito de São Paulo já é caótico, a poluição é imensa. A bicicleta seria um meio de transporte limpo e que poderia ser uma alternativa saudável e limpa para amenizar o transito. Depois que esta matéria foi publicada o governo de SP foi metralhado de críticas nas redes sociais e voltou atrás publicando uma nota falando que não compactuava com a opinião deste especialista...

E isto com este blog sobre carros? Eu acredito que o transporte de uma cidade deve ser pensado de forma inteligente e unificada. Carro, metro, trem, ônibus e bicicletas deveriam ser pensados de forma integrada. Acredito que bicicletas podem ser uma alternativa de transporte para pequenas distancias. Meus dois últimos trabalhos eu chegava mais rápido de bicicleta do que de carro ou ônibus. Se aumentassem as ciclovias da cidade e tivessem mais respeito pelos ciclistas acredito que haveriam mais pessoas que adotariam este meio de transporte e melhoraria assim (ao menos um pouco) o transito e a poluição nas grandes cidades.




quarta-feira, 18 de julho de 2012

Carros com super poderes


O que eu mais gostei do post passado foi o carro transparente. Mas textos as vezes nos levam para um rumo inesperado. O que mais chamou atenção dos meus leitores (que são preguiçosos demais para comentar aí em baixo e preferem falar direto com esta que vos escreve) foi a questão dos aditivos e super poderes para carros.

O Rafa, que fica revoltado com o meu imenso desconhecimento dos universo dos carros, defende que não posso comparar aditivos com os super poderes "Seu carro não vai passar a atirar bananas!!!". Uma pena. Seria interessante ter um carro com este poder. Com certeza tem váaaaaaarios motoristas que mereciam uma banana! Especialmente aqueles que param em cima de ciclovias...

Minha outra amiga, a fotografa, sonhadora e jornalista Nanda Melonio se amarrou na ideia.
[20:01:46] Nanda : e eu quero um carro que solte bananas
[20:01:54] pati: ahahah
[20:02:07] Nanda : mas o meu soltaria... hum... borboletas coloridas, pq eu sou meio travesti

 Eu fiquei pensando qual seria o super poder do meu carro. Acho que seria um carro voador, que nem o dos Jetsons. Não tem nada que eu odeie mais do que ficar presa em engarrafamentos, além do que eu adoro voar! Imagina que legal, você está lá dirigindo, vê que está engarrafado e aí é só apertar um botão e seu carro sai voando...

E vocês? Qual seria o super poder do seu carro?

terça-feira, 17 de julho de 2012

Carros e Lubrificantes

Tava vendo o site da shell  e descobri que existem vários tipos de lubrificantes. Mas para veículos leves eles só tem duas linhas. Shell Helix e Shell Advance. Até aí fácil né? Só que não! Porque cada linha tem mil e uma subdivisões! Tipo a Shell Helix tem sete subitens (Ultra, Ultra E, HX7, HX6 Flex, HX5...). E aí que a coisa complica porque para quem não sabe nada como eu é fácil se perder. Cliquei na descrição, mas para ser sincera todos parecem muito iguais. "blablabla, melhora o desempenho do seu motor em X%, blablabla". E uma sopa de letrinhas e números que são de difícil entendimento para quem nunca se interessou por carros, tipo "lubrificante 100% sintético 5W-40".

Aí a gente percebe que é uma boa hora pra dar uma pausa, abrir uma nova aba e ir pra Wikipedia aprender um pouquinho de lubrificantes. Aprendo o básico: eles lubrificam, formando uma película protetora que evita o atrito entre os componentes do motor e assim prolonga a vida útil. Além disto eles podem ter aditivos que tem o objetivo de melhorar alguma característica especifica. Sabe aqueles bônus especiais que tinha em Mario Kart que podiam fazer o carro andar mais rápido, ficar indestrutível ou soltar bananas? A ideia dos aditivos é mais ou menos a mesma (só que não solta bananas...). É dar algum "poder especial" coisa especial pro lubrificante do seu carro tipo "anti-corrosivo", "anti-espumante", etc.

E a sopa de letrinhas o que é? A Sociedade dos engenheiros Automotivos dos Estados Unidos (SAE) classifica cada lubrificante  de acordo com um índice de viscosidade (mais ou menos grossinho) e eles são divididos em:

  • Lubrificantes de Verão: SAE 20, 30, 40, 50 e 60 (são só os numeros que indicam a viscosidade, quanto maior o número mais grossinho ele é)
  • Lubrificantes de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20 W, 25 W E 25W (o W é de Winter, inverno em inglês)
  • Óleos Multiviscosos (São de inverno E verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50 (é uma mistura da forma de contagem dos óleos de inverno com os do de verão)

Entendido isto a gente volta pra pagina da Shell e descobre que aquele lubrificante "5W-40" é um destes óleos curingas multiviscosos. Até aí tá tudo muito sem graça. O legal foi quando eu achei um vídeo de um carro transparente que a Shell fez só para podemos entender melhor como funciona o lubrificante Helix e como ele realmente protege o motor. Eu adorei o vídeo! Parece que o carro veio pro Brasil no salão do automóvel de 2010. Deve ter sido super legal poder ver ao vivo como funciona o lubrificante no carro. Nem que fosse só pra ver o líquido se espalhar pelo carro...



Por fim, uma sugestão para quem mesmo depois deste post continua sem entender muito de lubrificantes e sem saber qual é o modelo ideal para usar no seu carro. O site da Shell te ajuda a achar o lubrificante certo para o seu veículo. Você escolhe 1º o idioma, depois o tipo de veículo que você quer (no meu caso foi "automóveis"), aí escolhe a marca do carro (uma rápida busca no google porque não faço ideia da marca do meu carro; não, eu não entendo disto como já falei no 1º post...), escolhe o modelo do carro (celta) e voialá  descubro que meu lubrificante ideal é o Helix Ultra 5W-40. Bem fácil e prático. Recomendo!